Atenção: informamos que devido a nova normatização dos boletos registrados, o pagamento dos boletos só deve ser efetuado um dia útil após a realização do pedido no Web Commerce.

 

Para resolução de dúvidas, clique nas caixas para abrir a resposta.

 

Em caso de dúvidas que não constem nesta página, as mesmas podem ser encaminhadas por meio do email comercial@vimsa.com.br

 

Caso você não consiga abrir o Web Commerce, provavelmente há alguma regra de Firewall ou Proxy na internet fechando a porta 6501 para qual o site trafega. Seria necessário liberar a porta 6501 tanto TCP quanto UDP (entrada e saída de dados) para que você consiga trafegar normalmente.

 

O cartão agiliza o embarque e desembarque, além de ser mais seguro e prático. O cartão pode ser recarregado pela internet, trazendo mais comodidade e agilidade para os usuários.

 

Para fazer o cartão VIMSA comum, basta vir até o Setor Comercial portando CPF e RG. O procedimento de solicitação pode também ser feito via internet, onde é feito o cadastro via Web Commerce:


image002

Após cadastro, deve ser solicitada a entrega do cartão por meio do email comercial@vimsa.com.br , informando nome, CPF e endereço de entrega para tal cartão.

 

A primeira via do cartão é gratuita, assim como a entrega do mesmo.

 

Em casos de perda, roubo ou de danos no cartão, deve-se primeiramente efetuar o bloqueio do cartão. O bloqueio pode ser feito por email, por telefone ou direto em uma de nossas lojas.

A segunda via do cartão terá o valor de 6 tarifas de referência ao valor da tarifa vigente da passagem urbana de Montenegro.

O saldo que havia no cartão anterior é reembolsado no novo e a segunda via fica disponível para retirada de 24 a 48 horas úteis após o bloqueio, sendo o prazo informado no momento do bloqueio. Para retirada, é necessário comparecer em uma de nossas lojas portando número de CPF (CNPJ da empresa caso o cartão seja corporativo) e o valor referente à segunda via.

 

O primeiro passo é cadastrar a empresa no sistema de Web Commerce, onde serão feitas todas operações para cadastro, emissão de cartões e solicitação de recargas para o cartão VIMSA.

Para efetuar o cadastro, é necessário acessar o site da VIMSA e ir na aba VALE ELETRÔNICO > COMPRAS ONLINE.

image001

 

Após acessar o sistema, abrirá a página de validação de acesso do Web Commerce

image002

Clique em não é cadastrado e irá pedir o CNPJ da empresa. No momento em que se põe o CNPJ da empresa no sistema (colocar com pontuações e traços), os campos cadastrais abrem para que você conclua o cadastro.

Após o cadastro, você receberá a senha no email que foi colocado no cadastro da empresa.

 

O cadastro deve ser realizado após efetuar o login, indo no menu de opções na aba Cadastro de Funcionários. 

image003

Após cadastro dos dados, o cartão deve ser solicitado por meio do email comercial@vimsa.com.br , informando nome do funcionário cadastrado, número de CPF e endereço de entrega do cartão. Nosso motoboy efetua a entrega da primeira via do cartão gratuitamente na região metropolitana.

Caso o funcionário já possua cartão, basta associar o cartão e o mesmo já fica apto a receber recargas.

 

As recargas são feitas na aba de compras, no menu de opções. 

Nessa aba irão aparecer todos os funcionários vinculados a empresa, informando nome, número do cartão e saldo, conforme imagem:

Capturar

Para efetivar a compra, é necessário primeiramente selecionar a caixa de seleção ao lado do nome do funcionário.

Capturar2

Após seleção do funcionário, é necessário selecionar a linha que ele irá utilizar.

Se ele utilizar linhas urbanas, deve ser selecionada a venda de produtos urbanos. Se utilizar linhas intermunicipais, deve ser selecionado o campo de venda de produtos seccionados.

Capturar4

Após seleção do tipo de compra, deve ser selecionado o produto, destino* e origem* (*somente em caso de linhas intermunicipais).

Após isso, é necessário informar a quantidade de passagens a serem creditadas ou o valor. O próximo passo é clicar em adicionar. Quando adicionado o pedido, o cartão irá sair da aba de cartões disponíveis e irá para a aba cartões selecionados.

Após conferência dos dados, basta clicar em Efetivar Compra para proceder com a finalização do pedido.

Após finalização, o boleto ficará disponível na aba Histórico de Pedidos.

Capturar5

É gerado um boleto bancário e após o pagamento do boleto o saldo é liberado diretamente no veículo em até 72 horas úteis, pois depende da liberação bancária.

O boleto sai com vencimento para 30 dias após a emissão, mas o mesmo pode ser pago na mesma data. O saldo somente é liberado após pagamento do boleto e a devida compensação bancária.

Ao gerar o boleto, é cobrada uma taxa fixa de transmissão de dados, no valor de R$4,35 que é adicionado ao valor total do boleto. A aba Histórico de Pedidos armazena todas as informações dos pedidos concluídos anteriormente, inclusive os recibos.

 

Exemplos de Recarga:

 

Estância Velha x Novo Hamburgo

evenh

Estância Velha Circular (Urbano)

evecirc

Montenegro x Porto Alegre (Comum)

poa

Montenegro x São Leopoldo 

sleo

 

Atenção: em casos de compra feita somente por valor, não é selecionado nenhum produto, desta forma, em caso de reajuste tarifário, a partir do dia do reajuste o valor descontado já será o novo. Caso você faça a compra por Origem, Destino e Linha, por 30 dias o valor é descontado conforme o anterior.

 

 

Caso deseje desvincular funcionários da empresa, basta ir no menu de opções EMPRESA e após ir na aba FUNCIONÁRIOS. Os funcionários que aparecem na aba selecionados aparecem na aba de compras. Para desvincular, selecione o funcionário e mova o mesmo para a aba DISPONÍVEIS, utilizando a flecha de seleção.

Capturar6

Após isso, clique em alterar e os dados foram atualizados. Na próxima vez que você entrar no Web Commerce, o funcionário não estará mais na lista de compras.

 

 

Ao acessar a aba "Histórico de Pedidos", há um campo de Status, que se refere à situação de cada pedido.

 

Explanação sobre os tipos de status:

 

Liberado e Assinado: o pedido foi liberado, sendo necessário apenas apresentar o cartão na validadora do veículo para que ele receba a informação da carga recebida.

 

Disponível para Cupom de Desconto: o saldo ficou 30 dias sem liberar a carga efetuada, por isso o saldo fica disponível para liberação manual, tendo o cartão de ser levado até uma de nossas lojas.

 

Pago: o valor já foi liberado no cartão e já foi efetuada a carga de embarque.

 

Para consulta dos pontos de recarga do cartão, acesse a aba Postos de Venda: Clique Aqui